Blog /

LENTES

Comprar lentes pode ser algo delicado e confuso se voce não tiver a menor idéia do que representam alguns números que aparecem no corpo das lentes.  O resultado final é muito semelhante à compra de câmeras onde o consumidor se decepciona quando descobre que comprou muito menos ou muito mais do que realmente necessita.  Antes de mais nada, é importante ressaltar que duas lentes com as mesmas características podem ter preços bem diferentes por conta da construção das mesmas.  No mercado de lentes, assim como no das câmeras, existem lentes voltadas para aqueles que querem apenas “brincar” com fotografia e outras, com mais qualidade e mais sofisticadas, voltada para profissionais.  Vou colocar aqui os pontos mais relevantes para que o leitor possa entender e decidir melhor sobre o que comprar!

68841-39891

Distância Focal:

Imagine que voce está na entrada de um túnel bem longo.  Quando voce olha para a saída, no fim do túnel, bem distante,  seu campo de visão se restringe apenas àquilo que está literalmente à sua frente ! Se voce está próximo à saída, seu campo de visão se amplia e voce vê muito mais detalhes.  Isso posto, podemos dizer que quando a “Distância Focal” é longa, seu campo de visão se estreita!  Quando a “Distância Focal” é curta, seu campo de visão se amplia!  Portanto, em uma lente de 20 mm, seu campo de visão é mais amplo do que em uma lente de  24 mm.

untitled_hdr2

self-portrait-at-tunnel  focusLength_Mountain-1024x682

Não é apenas o seu enquadramento que se altera quando as distâncias focais são alteradas.  Vejamos estas imagens abaixo:

Cosplay-Photography-Focal-Length-comparison-fixed

Como vemos, diferentes distâncias focais alteram não apenas o enquadramento como também a relação/proporção entre o primeiro e o segundo plano.   Podemos ter uma idéia sobre estas alterações neste video:

Para fazer este filme, a câmera se afasta do elemento principal (Dolly Out) ao mesmo tempo que em usa o zoom para se aproximar (Zoom In) na mesma proporção, fazendo com que o objeto em primeiro plano permaneça quase que inalterado enquanto o fundo se aproxima (ou se afasta, dependendo de onde se inicia).  Como vemos, é um movimento muito comum em cinema e que muitas vezes passa desapercebido.  O nome técnico é “Vertigo Shot” , nome do filme de Hitchcock no qual o mesmo criou e utilizou esta técnica pela primeira vez.

Primeira utilização – Vertigo (1958)

Filmes Diversos

O Mais Longo

Tutorial

Podemos dividir as lentes em três categorias:  Grande-angular, Normal e Teleobjetiva!

Por “normal” , entende-se sendo uma lente que tenha o enquadramento aproximado ao olho humano, no caso de câmeras de formato pequeno (formato 35 mm) como as que falamos anteriormente, a lente “normal” é uma lente de 50 mm.  Qualquer distância focal menor que 50 mm é considerada uma lente “Grande-angular” !  Qualquer lente acima de 50 mm, é considerada uma “Teleobjetiva” !  As variações são proporcionais a cada lente.   A diferença entre uma 19 mm e uma 17 mm é grande enquanto a diferença entre uma 100 mm e uma 110mm já não é tão grande assim!

Uma lente grande-angular tende a distorcer a imagem.  O que está próximo fica muito grande enquanto o que está um pouco mais distante fica bem menor.dog-1

Com uma teleobjetiva, as proporções permanecem mais preservadas, mas elas aproximam o fundo do primeiro plano, além de desfocar mais o fundo da imagem.

4355809992_515c1078a0_b16200

Sempre me perguntam que lentes comprar!  Respondo sempre perguntando o que querem fotografar!  Se voce pretende fotografar situações dentro de uma ambiente fechado, busque uma lente bem ampla, grande-angular.  Se voce quer fotografar esportes ou leões na África, busque uma teleobjetiva mais longa.  Sempre que fotografar pessoas ou produtos, procure utilizar lentes com distância focal próxima à 100 mm (algo entre 80 mm e 120 mm) pois nesta área as proporções naturais são mantidas.

Outro ponto confuso são aquela “letrinhas” que aparecem nas especificações da câmera.  Coisas como:

AF-S NIKKOR 200mm f/2G ED VR II

Cada uma destas letras/números indica algo em relação à construção e compatibilidade da lente com as câmeras.  Seguem abaixo alguns links com as explicações de cada código:

Canon/Nikon/Sigma/Olympus/Tokina…

http://photo.stackexchange.com/questions/496/what-do-all-those-cryptic-number-and-letter-codes-in-a-lens-name-mean

Sigma

http://www.photographers-resource.co.uk/photography/lenses/Sigma_Lens_Codes.htm

Tamron

http://www.photographers-resource.co.uk/photography/lenses/Tamron_Lens_Codes.htm

Voltando à um ponto do tópico da semana passada, as lentes podem ser  para câmeras DX ou FX.  Se voce possui lentes para sensores DX (24 mm x 18 mm) e compra uma câmera FX (36 mm x 24 mm) terá problemas nos cantos das imagens uma vez que a lente não tem a capacidade de cobrir todo o sensor!  Não há problemas quando voce utiliza uma lente FX em uma câmera DX, mas o oposto sim gera problemas!

Outra divisão entres as lentes é a escolha entre lentes Zoom e Fixas.  Lentes fixas geralmente tem um bom diafragma (f 2.8 ou mais aberto ainda) e, por razões técnicas, uma qualidade superior às lentes zoom!  As lentes zoom tem a distancia focal variável, o que facilita o trabalho principalmente para fotógrafos de evento.  Eu recomendo evitar comprar lentes zoom muito longas como 18-300 mm ou coisas do gênero.  Em uma lente zoom, toda a vez em que voce “estica” a lente, voce está criando um “túnel” mais longo para a luz que entra pela lente percorrer.  Por isso, geralmente as lentes zoom vem com dois números mostrando a distância focal mais curta (18 mm) e a mais longa (200 mm), seguidas de outros dois números mostrando o diafragma mais aberto nas duas distâncias focais (3.5-5.6) , como vemos na imagem abaixo:

Best+tele+lens+for+nikon

Ao comprar lentes usadas, além da verificação externa, cheque se há fungos ou poeira demais.  Para tanto, olhe a lente pela frente enquanto acende uma lanterna encostada na parte traseira da mesma.  Fungos e poeira poderão ser vistos destra forma.  Toda a lente terá alguma poeira uma vez que o deslocamento do ar interno causado pelo movimento de foco sempre puxará alguma poeira para dentro da câmera.

Na semana que vem abordarei os flashes portáteis!

8 Comments

  1. If you wish for to get much from this post then you have to apply such strategies to your won blog.

  2. Fine way of explaining, and nice paragraph to take facts on the topic of my presentation topic,
    which i am going to convey in institution of higher education.

  3. A fascinating discussion is definitely worth comment. I believe that you should publish
    more about this issue, it may not be a taboo subject but generally people do
    not speak about such topics. To the next!
    Cheers!!

  4. I was curious if you ever thought of changing the page layout of your website?
    Its very well written; I love what youve got to say. But maybe
    you could a little more in the way of content so people could
    connect with it better. Youve got an awful lot of text for only having one or 2 images.
    Maybe you could space it out better?

  5. That is really fascinating, You are an excessively professional blogger.
    I’ve joined your rss feed and sit up for in the hunt for extra of your great post.
    Additionally, I have shared your website in my social networks

  6. Hello There. I found your blog the use of
    msn. This is a really smartly written article. I will be
    sure to bookmark it and return to learn extra of
    your helpful information. Thank you for the post. I’ll definitely return.

  7. Appreciate the recommendation. Let me try it out.

  8. I found so many interesting stuff in your blog especially its discussion. From the tons of comments on your articles, I guess I am not the only one having all the enjoyment here! keep up the good work.

Leave a Comment