Blog /

CARTÕES DE MEMÓRIA

?????????????????????????????????????????????????????????Antes de entrar nos detalhes de cada tipo de cartão, algumas informações genéricas:

Evite apagar as imagens separadamente na câmera ou utilizando o computador.  Busque sempre a formatação feita na própria câmera.  Isso ajudará à manter a “saúde” do cartão.  Caso apague uma imagem por engano, troque de cartão imediatamente e busque algum programa de recuperação de dados como:

http://www.prosofteng.com/products/data_rescue.php
http://www.datarescue.com/photorescue/v3/
http://www.cardrescue.com

Marcas:

 lexar_128gb_133x_sdxc992493

 

 

 

 

 

Existem diversas marcas pelo mercado.  As mais populares no momento são Sandisk e Lexar.  A Sandisk, segundo o que pesquisei, tem alguns modelos fabricados de acôrdo com algumas especificações da Nikon, melhorando o desempenho nesta marca.  A Lexar, até pouco tempo atrás, oferecia um serviço gratuito de recuperação de dados onde bastava enviar o cartão para a fábrica, onde fariam a recuperação e o enviariam de volta com as imagens recuperadas em um DVD .  Vale à pena checar a extensão deste serviço em termos de área geográfica, tipo de cartão e etc.

 

Velocidade:

Existem diferentes formas de se  exibir a velocidade de cada cartão.   Uma mostra “10x” , “40x” , “600x” e por aí vai!  Outra  utiliza uma unidade de “2MBPS” , “20 MBPS” … .  O “MBPS” significa “MegaBytes Por Segundo” .  Uma terceira categoriza o cartão por “Classe” .

O sistema que mostra um multiplicador (“10x” , “20x” …) faz com que todos se perguntem: “20x o quê?” .  O fator “1x” se refere a 150 kbps, que foi herdado como referência do CD-ROM.  Ou seja, um cartão com 10x corresponde à 1,5 MB por segundo.

A outra unidade se refere diretamente à quantidade de transmissão “mínima” !  Ou seja:  um cartão “Classe 4” transfere pelo menos 4 MBPS.  A variação, para cima,  pode ocorrer por conta do processador de  cada câmera.

Existe a idéia de que um cartão muito veloz só teria utilidade para aqueles que filmam pois estes produzem arquivos de forma rápida e sequencial.  Porém, um fotógrafo utilizando arquivo RAW, produz um arquivo bem mais pesado do que um filme, se considerarmos o espaço de tempo em que ele foi criado!

Outro ponto à se considerar é a velocidade do processador de sua câmera.  Se voce possui uma câmera de entrada ou avançada (veja o capítulo do blog sobre “Cameras”  ) , a velocidade do cartão não afetará muito a performance pois ele não será muito exigido com uma produção muito rápida de arquivos pesados!

 

Abaixo, dois cartões do mesmo tipo e capacidade com diferentes unidades de medida de velocidade:

CFmenory-Card-16gb-high-quality-Transcend-cf-memory-card-16GB-8GB-4GB-2GB-133X-high-speedExtremePro_CF_Card_for_DSLR_Cameras

Capacidade:

No momento de escolher, leve em consideração alguns fatores importantes como a freqüência com que voce trocará de câmera e a forma como voce a utiliza.

Se voce troca a sua câmera por uma outra com o dobro de resolução, seu cartão  perde a metade de sua capacidade!  Se o cartão que voce possuía já era pequeno, ficará ainda menor!

Se voce faz fotografia submarina, ou viaja longas distâncias sem ter onde esvaziar  o cartão, considere um cartão de alta capacidade.  

Pessoalmente, prefiro cartões de tamanho médio uma vez que já tive problemas deixando todas as imagens em um cartão “gigante” !

 

Tipos de Cartão:

Memory-card-comparison

Existem diversos tipos de cartão, sendo alguns em formatos específicos para algumas marcas como a Sony.  Coloco aqui os mais populares.

 

Secure Digital, ou SD

sml

Este tipo é bem popular nas cameras.  Ele se subdivide em três categorias de acordo com sua capacidade:

SD – entre 2GB e 4 GB de capacidade.

SDHC (High Capacity) – entre 4 GB e 32 GB de capacidade.

SDXC (Extra Capacity) – entre 32 GB e …512 GB (até o momento!)

https://www.sdcard.org/home/

 

Micro SD

81jAvKyrRZL

Muito semelhante ao SD, é muito utilizado em celulares.  Geralmente vem com um adaptador para utilizá-lo como um cartão SD de tamanho normal.  O fato de utilizar um adaptador entre ele e a camera pode gerar algum problema na performance do cartão.

 

Compact Flash

fatest-compact-flash-cards

Este cartão é maior e é mais utilizado em cameras profissionais que necessitam de uma velocidade maior.

http://www.compactflash.org

Lendo informações no cartão:

sdcardsnew2 lexar-mem-card

Leave a Comment